“O Diamante do Grão-Mogol” foi encenado pelo Grupo de Teatro CCH
Nos dias 30 e 31 de outubro, o grupo de teatro do Colégio Colônia Holandesa (CCH), sob a direção do Ser Arteiro, encantou o público presente no Anfiteatro CCH, conhecido como Trevo, com uma adaptação emocionante e cheia de energia do livro O Diamante do Grão-Mogol, de Maria Clara Machado.
Nesta montagem especial, as atrizes, todas meninas, assumiram papéis masculinos, mostrando talento, versatilidade e uma entrega que cativou a plateia do início ao fim. Cada cena foi marcada por interpretações intensas e uma sintonia perfeita entre as jovens artistas, que trouxeram frescor e uma nova perspectiva aos personagens.
Nas duas noites, o espetáculo foi uma verdadeira celebração do teatro e da arte, deixando o público maravilhado com a atuação e presença de palco das jovens atrizes. “Durante o ano, pesquisamos com os alunos possibilidades de textos teatrais que pudéssemos encenar. Dessa pesquisa surgiu O Diamante do Grão-Mogol, um texto desafiador, especialmente para um elenco feminino, onde a maioria dos personagens era masculina. Após a escolha do texto e muitas discussões, transformamos alguns personagens em femininos, enquanto outros permaneceram como estavam. Durante todo o processo, trabalhamos com o elemento das espadas para despertar a força e o espírito aventureiro nas meninas. Foi muito divertido”, conta a atriz e produtora cultural Juliana Cordeiro, integrante do Ser Arteiro, grupo responsável pelas aulas de teatro no CCH. “Outro desafio foi encenar um espetáculo com bastante texto. Elas se dedicaram muito. Fiquei extremamente feliz com o desempenho delas e a colaboração das famílias.”
No CCH, as aulas de teatro são oferecidas como atividade extracurricular, divididas em duas turmas: o grupo de teatro dos anos iniciais, para alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental, e o grupo dos anos finais, que abrange do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Benefícios do Teatro na Escola
“Incentivamos nossos alunos a ingressarem no grupo de teatro porque acreditamos que é uma ferramenta poderosa para desenvolver habilidades sociais, comunicação e resolução de conflitos. Além disso, o teatro estimula a reflexão crítica de cada um sobre a peça, sobre si e sobre o mundo”, diz Ana Luisa Klas Blanski, diretora do Colégio Colônia Holandesa.
O teatro é um trabalho em grupo. Além dos atores, existem os roteiristas, figurinistas, cenógrafos e outros profissionais. Na escola, não poderia ser diferente! Essa atividade estimula o trabalho em equipe e ajuda a reduzir problemas como o bullying, pois permite que os alunos interajam e formem novos laços de amizade.
“Trabalhar teatro hoje com pré-adolescentes é um grande desafio, porque é nessa fase que eles começam a reconhecer suas emoções, acompanhados das questões hormonais. Surge também a preocupação com a aprovação dos outros. Nesta montagem, tivemos o desafio de trabalhar com um texto difícil e complexo, onde a família teve papel importante ajudando na memorização. Apesar das dificuldades, o trabalho foi incrível e elas ‘tiraram de letra’”, comemora Luana Cordeiro, diretora do Ser Arteiro.
Vencendo a Timidez
Segundo Mariana, mãe de Helena, foi emocionante ver como a filha, uma menina tímida, se transforma no palco. “É incrível essa evolução e todo o preparo que tivemos com ela durante o ano”, comenta. “Como espectadora, só tenho elogios. As meninas foram incríveis! Conheço algumas desde pequenas e posso ver como o teatro foi transformador na vida delas.”
Maurício e Fiaman, pais de Lavínia, percebem a importância do teatro no desenvolvimento da filha. “Ela teve que entender o personagem, usar a imaginação, e principalmente, a memória”, diz Fiaman. “Ficamos muito felizes de o CCH proporcionar isso, fazer com que ela possa se desenvolver e até descobrir um dom, uma habilidade. A forma que ela se expressa na frente do público faz com que a gente veja que faz a diferença ", diz. “Isso daí ela leva pra vida, né?” completa Maurício.
Além disso, as aulas de teatro exigem disciplina e comprometimento. É preciso cumprir horários, participar dos ensaios e trabalhar em equipe. Essas características ajudam os alunos a desenvolver responsabilidade, entendendo a importância de suas obrigações para o sucesso do grupo.
“Foi um trabalho intenso com as emoções durante o ano. Ao aprenderem a lidar com suas emoções, o trabalho se tornou leve e tudo aconteceu de forma incrível”, finaliza Luana, parabenizando todas as atrizes pelas apresentações, que foram uma celebração do teatro e da arte, deixando o público ansioso para as próximas encenações.
Como Participar do Grupo de Teatro CCH
Qualquer aluno do CCH pode participar do grupo, basta inscrever-se na Secretaria no início do ano letivo. Não há cobrança extra para essa atividade extracurricular, pois todas as atividades do CCH estão incluídas na mensalidade.
As matrículas para 2025 estão abertas. Venha fazer uma visita e conhecer nossa estrutura de ensino.
Será um prazer recebê-lo!
Comentários
Postar um comentário