Neurociência: professores participam de curso sobre alfabetização e altas habilidades/superdotação
O sábado, 20 de abril, foi de muito aprendizado e aperfeiçoamento para a equipe do Colégio Colônia Holandesa. Os professores do Ensino Fundamental II receberam uma formação sobre altas habilidades/superdotação, enquanto os professores do Ensino Fundamental I deram continuidade à capacitação sobre o método fônico de alfabetização.
Os professores do EF II foram conduzidos pela neuropsicopedagoga Marseli Nunes de Castro, de Curitiba/PR, que é especialista em altas habilidades/superdotação e possui cerca de 30 anos de experiência na área da educação.
A profª. Marseli apresentou à equipe conceitos fundamentados em Reuven Feuerstein e Joseph Renzulli, psicólogos cujos estudos são referência na área. A partir da conceituação teórica, a professora trouxe práticas de enriquecimento para a sala de aula, de modo a incluir alunos com altas habilidade/superdotação, desenvolver seus talentos e explorar seu potencial. O curso também possibilitou uma troca de experiências entre formadora e professores do CCH, resultando em uma formação integral, com teoria, prática e interação.
Alfabetização em foco
No Ensino Fundamental I, o assunto foi a alfabetização. Em treinamento ministrado pela professora Suélia Pinheiro, a equipe aprendeu mais sobre o método fonovisuoarticulatório, também chamado de “Método das Boquinhas”.
Além dos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e fases da alfabetização, foram apresentados exercícios práticos para se trabalhar com alunos que apresentam déficit no processo de apropriação da leitura e escrita, oferecendo recursos e estratégias para os professores de todos os anos do Ensino Fundamental I.
Comentários
Postar um comentário